sábado, 28 de abril de 2012

UMA RECEPÇÃO DE GALA (Porto Alegre – Parte VI)


Uma Explicação

Nesta matéria vou tratar da cerimônia que marcou meu ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, após ter sido aprovado no vestibular para o Curso de Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia. Pretendo, nas próximas duas ou três, apresentar algumas impressões sobre os professores, alguma coisa sobre os colegas e uma ou outra historinha de nosso cotidiano universitário. A abordagem vai retomar um memorialismo pontuado aqui e ali por comentários pessoais. No entanto, existe um blog que já tratou de assuntos semelhantes, em um sentido mais de informações, mais jornalístico. É o Blog da Marina, http://marinalimaleal.blogspot.com.br/, onde ela postou um apanhado geral sobre nossos professores, dos quais conseguiu recuperar o nome da maioria, além de diversas matérias sobre o contexto político e cultural da época. Marina Lima Leal foi minha colega de curso no regime de créditos, portanto, nossa trajetória escolar não terá sido sempre idêntica, nossas lembranças idem. Além disto, trato aqui da cerimônia de ingresso na universidade, de que Marina não participou, e ela tratou de nossa formatura, que, desta vez, quem não participou fui eu.
Atualmente, como é sabido, são cometidas verdadeiras atrocidades e barbaridades a título de “trote”, muitas das quais acabam frequentando as páginas policiais. Acho que isto ocorre em grande parte por conta da leniência das autoridades universitárias, que alegam que os fatos ocorreram fora do campus, o que nem sempre é verdade. De outra parte, é possível que alguns dos calouros aceitem tarefas absurdas com a expectativa de que no próximo ano será a vez deles protagonizarem as brincadeiras pesadas. Estabelece-se, portanto, um ciclo vicioso.
Nem sempre foi assim. Como será visto a seguir, a recepção que a UFRGS preparou para os “bixos” de 1965 foi algo tão civilizado e tão bem programado que, à luz do que acontece hoje em dia, parece ter sido organizada pelo cerimonial do Palácio de Buckingham, da casa real britânica.
Como se costuma dizer que uma fotografia vale por mil palavras, serão elas que a seguir vão contar a história.
A recepção

A parte principal da comemoração constou de uma gincana realizada no Clube Cantegril, de Porto Alegre, em 20/03/1965. Um ônibus da universidade nos levou até lá.

     Em cima, no lado direito, em pé, Mario Riedl (veterano na época e posteriormente docente da UFRGS). Em baixo, também no lado direito, André Forster (veterano e depois líder estudantil e político, já falecido)

Fila de entrada no Clube, quando já estávamos identificados como calouros 

 
Kit de recepção: cada calouro recebia um cartãozinho com uma frasezinha de estímulo no estilo auto-ajuda (desenhado e escrito à mão; veja-se a trabalheira que deu)

 
O bonezinho da Faculdade de Filosofia era outro componente do kit distribuído aos calouros

 
O tempo é cruel e inexorável (I): o bonezinho continua o mesmo. Mas, só o bonezinho... A primeira foto é de 1965 e a segunda de 2011

 
 O tempo é cruel e inexorável (II): o cartaz de identificação dos calouros mencionava o nome de um cientista social que seria seu patrono intelectual. Coube a mim a antropóloga Margaret Mead. 

 
Nas dependências do Cantegril. Do meu lado o colega Geraldo Müller. Tentei ser um visionário antecipando em algumas décadas o prestígio que teriam os descamisados atores globais. Não deu certo.
 
Final da festa
Ainda teve mais

As cerimônias de recepção aos calouros envolviam outras atividades sociais, a exemplo dos torneios de futebol com as demais faculdades.
 Nossa equipe de futebol society. Estou na posição de ponta-esquerda. Em cima, ao lado do goleiro, um de nossos colegas que era padre jesuíta (que, como bom soldado da Companhia de Jesus, batia firme).
Equipe de futebol de campo. O local era o Estádio da Montanha, do Cruzeiro, que muitos anos depois foi vendido pelo clube e transformado em um cemitério vertical. Estou na fila de baixo, abraçado ao técnico do time.

Pois isto! Rever estas fotos é lembrar com carinho de uma época que foi muito importante em nossas vidas.

-oO)(Oo-

Um comentário:

Marina disse...

Que beleza ver estas fotos e lembrar destes tempos. Fico me perguntando porque não fui a esta festa. Por mais que force a memória, não consigo lembrar. Que bom que tens as fotos e com as assinaturas, fica mais fácil lembrar dos colegas.Tuas fotos do ontem e hoje, com o boné da Filosofia estão ótimas. Meu boné está guardado lá no sítio, mas não está conservado como o teu. As traças andaram atacando.Vou tentar localizá-lo quando for lá. Excelente tua postagem.