quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FÉRIAS, QUE NINGUÉM É DE FERRO (Parte III)


Monte Sião (MG) e Serra Negra (SP) ficam bem próximas de Águas de Lindóia. Monte Sião a apenas 12 km e Serra Negra a 19 km. Embora ambas tenham diversos atrativos turísticos, são procuradas predominantemente por quem está em busca das excelentes oportunidades comerciais oferecidas no ramo de confecções. Quem precisa montar ou renovar seu guarda-roupa de inverno estará bem servido nestes locais, com a vantagem dos baixos preços.

Monte Sião


Monte Sião, limítrofe a Águas de Lindóia, mas já no Estado de Minas Gerais, é procurada basicamente pelas ofertas de malhas do comércio local, justificando seu título de Capital Nacional do Tricot.

O portal da cidade 


Rua central de Monte Sião 

Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa


A história da Medalha Milagrosa é muito interessante: ela foi cunhada a partir de uma visão da Virgem Maria por Catarina Labourè, na França. Nossa Senhora aparece sobre o globo terrestre, esmagando a cabeça de uma serpente, e de suas mãos saem feixes de luz, simbolizando as graças que concede. A imagem da igreja de Monte Sião, que ornamenta o centro do altar-mor, veio de Portugal em 1860. Em 1937 o Bispo da diocese achou a estátua sensual demais, por ter traços que marcavam suas formas, e ordenou ao pároco que a enviasse para uma capela da zona rural. Sua ausência foi muito sentida e a partir dela uma grande seca se abateu sobre o município. Em 1939, com a continuidade da ausência de chuvas em Monte Sião, enquanto que nas outras cidades da região chovia normalmente, a população tanto intercedeu pela volta da imagem da Padroeira que conseguiu a autorização para seu retorno. Quando estava entrando na cidade, com grande cortejo acompanhando, os primeiros pingos de chuva começaram e em seguida desabou uma grande chuva. Este dia, em 5 de novembro de 1939, foi considerado o Dia do Milagre da Chuva. Desde então, o ciclo de chuvas na cidade voltou ao normal.

A praça da Matriz 

A fábrica de porcelana


A fábrica, por si, justificaria uma visita a Monte Sião. Nas fotos é possível ter uma idéia de todas as etapas do processo de fabricação dos objetos de porcelana azul e branca.

Serra Negra


Uma estátua do Cristo Redentor, alcançável por meio de um teleférico, é uma das diversas atrações do município. Nossa passagem pela cidade, no entanto, destinava-se apenas a incrementar o ICMS local.

A decoração do Restaurante San Pietro, onde almoçamos

A Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Jundiaí 
 
No âmbito doméstico do Centro de Engenharia e automação


Encerrado o ciclo turístico de nossa viagem, no restante do período ficamos na casa de minha irmã Ila Maria, no Centro de Engenharia e Automação, em Jundiaí. Na foto maior apareço junto com sua família: Álvaro, o esposo, Ila e Paula, a filha. Assim, encerramos nossas férias em ambiente de amenidades domésticas e voltamos para Brasília.

-oO)(Oo-

Nenhum comentário: