terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

LAVRAS DO SUL COMO OBJETO DE ESTUDO

Lavras do Sul fica no Sudoeste Rio-grandense, micrrorregião da Campanha Meridional. O processo extrativista de exploração de ouro, por meio do sistema de lavra, deu nome à cidade. O município conta com 8.378 habitantes (dados de 2009), dos quais aproximadamente 4.500 moram na sede. Com uma extensão de 2.604,6 km², a densidade demográfica é de 3,10 Hab/km².

A posição de Lavras no mapa do rio Grande do Sul

Suas formações geológicas peculiares são objeto de estudo da quase totalidade das dissertações e teses sobre o município:

  • CLAUDIO MARQUES RIBEIRO. Estudo de quatro municípios da Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul e possíveis alternativas para o seu desenvolvimento. Dissertação de mestrado (Administração Rural) apresentada à Universidade Federal de Lavras, MG, 1996.
  • ROSEMERI SOARES SIVIERO. Petrografia e Geoquímica Aplicada ao Aproveitamento Industrial do Mármore da Seqüência Metavulcano-Sedimentar Marmeleiro, Lavras do Sul, RS. Dissertação de mestrado (Geociências) apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2001.
  • JAIRO JOSÉ ZOCCHE. Comunidades vegetais de savana sobre estruturas mineralizadas de cobre, na mina Volta Grande, Lavras do Sul, RS. Tese de doutorado (Curso de Botânica), apresentada à UFRGS, 2002.
  • CARLOS ALBERTO DA FONSECA PIRES. Integração de dados geofísicos e geológicos na pesquisa de depósitos de metais básicos e ouro no Prospecto de Volta Grande (Complexo Intrusivo Lavras do Sul, RS). Tese de doutorado (Engenharia de Minas Materiais e Metalurgia ) apresentada à UFRGS, 2002.
  • CIBELE SIPPEL. Unidades da paisagem e suas relações com as características dos solos na área da mineração Volta Grande, Lavras do Sul, RS – uma visão em diferentes escalas. Dissertação de mestrado (Ecologia) apresentada à UFRGS, 2003.
  • JOAQUIM DANIEL DE LIZ. Associação shoshonítica de Lavras do Sul (RS): petrologia, geoquímica de elementos-traço em zircão e aplicação de sliding normalization na avaliação de fontes magmáticas. Tese de doutorado (Geociências) apresentada à UFRGS, 2008.

Outras informações sobre a cidade podem ser encontradas nos seguintes endereços eletrônicos:

- Site da Prefeitura Municipal: http://www.lavrasdosul.rs.gov.br/

- Verbete de Lavras do Sul na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lavras_do_Sul

- Blog Panorama Lavrense: http://panoramalavras2011.blogspot.com/

Nenhum comentário: