terça-feira, 10 de agosto de 2010

Homenagem a dona Bela

Mariana Madeira Campos Almeida

Certo dia li a seguinte frase, ”o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida”. É uma frase simples, é um lugar comum até, todos sabemos do significado dela, mas sempre buscamos ter coisas cada vez mais.

Existe um ditado que diz “você vale o que você tem”, e refletindo sobre isto, percebi que sou uma pessoa agraciada, pois tenho minha mãe viva e que hoje comemora 90 anos. Faço parte de uma grande família formada não só pelos parentes de sangue, mas por muitas pessoas queridas que estão sempre perto dando apoio nas horas difíceis e se alegrando comigo em ocasiões felizes como agora, na comemoração do aniversário de mamãe a quem Deus concedeu vida longa e que, apesar da fragilidade aparente, é uma pessoa muito forte e determinada.

O que mais representa a maneira BELA de ser são seis palavras tiradas das letras de seu nome. A letra I é de inquietação, Z de zelo, A de atitude, B de bravura, E de elegância e o L de lucidez. A INQUIETAÇÃO é característica nata no espírito daqueles que com ZELO cuidam para tornar o mundo um lugar melhor; a ATITUDE de criar seus filhos com mão de ferro e com BRAVURA na cobrança de resultados, com ELEGÂNCIA e LUCIDEZ de líder que ensina pelo exemplo, sempre preocupada com o dia de amanhã. E o seu dia de amanhã já chegou, pois seus filhos estão criados e orientam suas famílias à luz das orientações recebidas de você.


Hoje você comemora sua longa caminhada cercada por pessoas que a amam e que você ama também, sentindo a agradável sensação do dever cumprido. E que dever cumprido! Pois filhos da barriga foram oito e do coração não são poucos. Pela morte de sua mãe criou seus irmãos, depois chegaram tia Santinha, madrinha Hercília e Seu Gonça, que, mesmo não tendo sido criados por você, viveram na casa de vovô e a vêem como uma referência. Depois veio Dati, Ida, Socorro de Zé Preto e o mais novo, o Zezinho, sem deixar de falar em Lili e Ana Elis, que ainda trabalham lá em casa. A Lili é mais sua mãe que sua filha, pois é quem cuida de você com tanta dedicação que só as boas mães sabem fazer.

Ao programar essa comemoração pensamos em que símbolo melhor representaria este momento e descobrimos que é a PÉROLA, pois embora a sua formação signifique sofrimento para a ostra, o resultado é uma jóia linda e nobre. E a beleza e a nobreza de caráter em geral são resultado de certa dose de sofrimento. Segundo a sabedoria japonesa, a pérola é sinônimo de vida longa, fertilidade e incorruptibilidade. Escondida dentro da concha, a pérola representa conhecimento escondido e exclusivamente feminino. Todas as mulheres fortes são apreciadoras de pérola. Em tempos distintos citaremos duas personalidades: Cleópatra e Jaqueline Kenedy depois Onassis que fizeram das pérolas sua marca registrada. A pérola também é cercada de uma áurea romântica e fez com que as mesmas se tornassem um presente ideal para as mães. E a senhora, mamãe, na sua história de vida desempenhou muito esse papel, porque você é do tempo em que as mães criavam seus filhos e os filhos de outras mães com naturalidade, agregando todos, bastando apenas que houvesse necessidade.

Por tudo isso, quero pedir a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que é a mãe de nós todos, que abençoe a BELINHA em especial e a todos seus filhos e amigos aqui presentes.

Nenhum comentário: