sábado, 16 de junho de 2012

PREOCUPAÇÕES COM A VIDA ETERNA


A CRISTO S.N. CRUCIFICADO ESTANDO O POETA NA ÚLTIMA HORA DE SUA VIDA 

Gregório de Matos



Meu Deus, que estais pendentes de um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme e inteiro;

Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

Mui grande é vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste conflito,
Espero em vosso amor de me salvar.



Gregório de Matos (1636-1695), nascido em Salvador, ficou conhecido pela alcunha “Boca do Inferno”, por conta de seus poemas satíricos e pelas críticas à Igreja Católica. Nada obstante, é considerado o maior poeta barroco do Brasil. Tinha alguns momentos de reconciliação com a fé católica, como o presente poema, e "A NSJC com actos de arrependido e suspiros de amor", "Buscando a Cristo", além de outros mais. Ou seja, de vez em quando tinha umas recaídas. Atualmente seria considerado portador de transtorno bipolar em questões de fé.


-oO)(Oo-

4 comentários:

Marina disse...

Lendo a poesia de Gregório Matos, lembrei-me de uma frase atribuida a um ateu que teria dito: "Graças a Deus, não acredito em Deus".
Quanto à preocupação com a vida eterna, não é só do pato velho, mas de todos nós, acredito que por se tratar do desconhecido.

Rosamaria disse...

Oi, Raimundo!
Muito a contra gosto às vezes me pego a pensar nesta preocupação. Lembrei de uma frase que li não sei onde: "Não se pode viver para sempre, mas é bom estar vivo". Então enquanto estivermos vivos, vamos deixar de lado estas preocupações e viver a vida como ela vier, sempre procurando ser melhor.
Um abraço.

ruth wigner disse...

Estas meio depre amigo. ? claro que a lembranca de nossa finitude certa nos fazi pensar com uma certa tristeza sobre o significado de nossa vida de nossa religiosidade, valores, crencas, DEUS AFINAL EXISTE? Lembro DOSTOWESKI :-)MESMO QUE NAO EXISTA E PREFERIVEL ACREDITAR QUE ELE EXISTE! DE TODAFORMA GOSTARIA DE DIZER CONVICTAMENTE COMO PABLO NERUDA7)Confesso que VIVI! ABRACAO

Anônimo disse...

PREOCUPANDO-NOS OU NAO IREMOS IGUAL! ENTAO PORQUE PENSAR ANTES DO TEMPO?AH SE PUDESSEMOS DIZER COM CONVICCAO COMO O POETA PABLO NERUDA? CONFESSO QUE VIVI!