As duas fotos abaixo são de um passado não determinado de Lavras do Sul. Arquivo de família, sem identificação do ano a que se referem. Nem por isto perdem seu valor histórico. É provável, contudo, que sejam da década de 1950.
O interior da Igreja de Santo Antonio
Aparentemente tratava-se de uma ocasião solene, não só pela quantidade de pessoas e pelo seu aspecto de seriedade e circunspecção, como pelo fato de que o fotógrafo estava em posição privilegiada, de costas para o altar, o que não era trivial. As crianças ficavam nos primeiros bancos. Os homens, ao fundo, costumavam ficar em pé, o que não mudou muito até hoje.
A barragem do Paredão em seus primórdios.
Flâmulas
Nos anos 60 as flâmulas eram enfeite praticamente obrigatório em quartos de rapazes. Abaixo, dois exemplos.
A do Vasco celebrava, como se pode ver, a conquista do campeonato local.
-oO)(Oo-
2 comentários:
Quando vi esta foto do interior da igreja tive muitas lembranças da infância. O paredão, aos domingos, era obrigatório, a turma ia com o seu Nercy e a d. Nedir, pais da Sheila.
Não era só o quarto dos rapazes que era enfeitado com flâmulas. Minha irmã tinha uma coleção grande, que depois foi ampliada com as minhas (ainda guardo algumas). Tínhamos também coleção de lápis e caixas de fósforos.
É sempre bom voltar aqui e às nossas lembranças.
Um abraço
Boa tarde seu Raimundo, muito legal as fotos que o senhor postou da igreja e do engenho. Copiei as fotos e postei no grupo osdelavras do facebook. meu email para contato
hurbends@hotmail.com. qualquer coisa estou as ordens.
Valeu!!!
Postar um comentário