sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Momentos da Ciência e Tecnologia no Brasil

Ministro Sergio Rezende e o Ouvidor-Geral do MCT

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, lançou o livro “Momentos da Ciência e Tecnologia no Brasil: uma caminhada de 40 anos pela C&T”, publicado pela editora Vieira & Lent. Sergio Rezende é cientista renomado, mestre e doutor em Física pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, e foi responsável pela coordenação da implantação dos primeiros grupos de pesquisa e dos cursos de pós-graduação do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Em sua longa trajetória profissional, participou dos comitês assessores de Capes e CNPq, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e da International Union for Pure and Applied Physics e desde 1977 é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Antes de assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Na apresentação do livro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca em especial o desempenho do Ministro Sergio Rezende como condutor da PAC da Ciência. A obra reúne artigos e textos produzidos ao longo de toda a sua trajetória profissional. Pela sua participação em praticamente todos os grandes momentos da história da ciência e tecnologia no Brasil, Sergio Rezende não necessita buscar referências em outros trabalhos, quando trata da construção da ciência brasileira o Ministro simplesmente rememora sua atuação.

Um comentário:

Rogerio de Andrade Córdova - Pedagogia institucionall disse...

Pois é, companheiro: nada como a pessoa certa no lugar certo. e certamente a foto é histórica e emblemática!!! Parabéns!!!