quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO


Em "Gestão da Educação no Município: sistema, conselho e plano", Genuíno Bordignon registra sua experiência e reflexão sobre a gestão da educação no município. Trata-se de uma obra inédita, que nos apresenta a história e os princípios do sistema, do conselho e do plano municipal de educação, bem como orientações práticas de como implementá-los.

Logo na Apresentação Genuino Bordignon desvenda sua origem: "Nascido no dia dos namorados de 1940, os povos no desamor da guerra, nono filho de Ângelo e Alba, humildes agricultores, à beira da pobreza e do analfabetismo, seres humanos inefáveis e radicalmente éticos, cresci num ninho de afeto, carinho e valores que constituíram o fundamento primeiro de minha trajetória humana. Aos dez anos, na escolinha primária rural, fui alfabetizado no português, porque a língua materna fora o dialeto italiano do Veneto”. Após iniciar sua trajetória profissional em Lages (SC), radicou-se em Brasília, onde exerceu diversos cargos: foi secretário executivo do Conselho Federal de Educação (atual CNE), assessor da Capes, diretor da Fundação de Assistência ao Estudante (atual FNDE) e Diretor da Faculdade de Educação da UnB. Atualmente é professor aposentado da UnB.

Em seu livro, Genuíno destaca a importância do “regime de colaboração” entre os entes federados, defende a gestão democrática como condição da qualidade sociocultural da educação e afirma que é preciso garantir a participação de todas as pessoas. Em algumas localidades, a escola é o único equipamento público ao qual a população empobrecida tem acesso. Construí-la com qualidade para todos significa buscar a garantia dos direitos humanos e da consolidação da democracia em nosso país. O livro traz referenciais teórico-práticos que, certamente, facilitarão e fortalecerão o trabalho de gestores públicos educacionais, bem como os estudos e pesquisas de estudantes, graduados e pós-graduados de áreas vinculadas direta ou indiretamente às políticas públicas em geral.

"Gestão da Educação no Município: sistema, conselho e plano" foi publicado em 2009 pela Editora e Livraria Instituto Paulo Freire como volume 3 da coleção Educação Cidadã, e pode ser solicitado pelo e-mail livraria@paulofreire.org ou pelo telefone (11) 3021-1168 - ramal 262.

Nenhum comentário: