segunda-feira, 11 de março de 2013

DEPOIMENTOS SOBRE O DR. DARCY CLOSS


Transcrevo abaixo os depoimentos que recebi após comunicar a morte do Dr. Darcy Closs. São de pessoas que trabalharam na CAPES, como Helio Barros, Maria Lucia Garcia e Rogerio Córdova, e de colegas servidores, quase todos já aposentados: José Carlos, Diana, Elionora Barros e Maria Edirlene. As fotos ilustrativas são circa 1981, quando o Diretor da CAPES era Claudio de Moura Castro.


Tadeu, grato pela triste noticia que eu não sabia. Nos últimos anos, sempre recluso, Darcy e eu nos vimos pouco. A Iria levou-o ao misticismo e ao isolamento, que ambos pareciam gostar. Chegamos a conversar sobre o assunto, sobre as dificuldades da Iria e, na época, pude admirar a dimensão de sua generosidade. É o máximo que posso dizer de uma mudança de vida tão radical. Desejo muito que haja sido feliz nesses anos finais de sua auto-reclusão.
Confesso, a noticia me traz profunda tristeza e saudade. Darcy era um homem de muitas qualidades e foi decisivo para a recuperação da CAPES no inicio dos anos 70. Impetuoso, media pouco os riscos desde que a causa fosse boa. Amanhã tentarei escrever mais sobre esse amigo que parte, até para levar a noticia a outros mais que com ele conviveram e certamente o admiravam. Boa noite. Abraço, Helio
Helio Guedes de Campos Barros






Tadeu
Você - com certeza - se lembra dele , muito alegre, no casamento da filha do Formiga.
Eu hoje à noitinha - sem saber bem o que fazer- resolvi ligar para Íria a fim de trazer-lhe nosso abraço. Valeu como manifestação de solidariedade.
Muito obrigada por encaminhar -me a mensagem e o texto de Hélio Barros. Fiquei, Hélio, muito sensibilizada com suas colocações, que nos fazem voltar no tempo.
Abraço grande a vocês , Márcia e Maria  Dulce, Maria Lucia  Garcia


Maria Lúcia com sua filha Letícia


José Carlos Vieira Baptista

É com grande pesar que eu e a Mioko recebemos esta triste noticia pois nós sempre admiramos muito o Dr. Darcy, pessoa que incentivou nossa união. Que Deus tome conta da sua alma.
(...)
Estou passando uns dias aqui em Maceió mas a todo instante me vem na mente as lembranças do Dr. Darcy Closs. Foi um gaúcho simpático, cortês e que jamais deixava de cumprimentar a todos os funcionários. Ao chegar ao trabalho, a primeira providência era ligar o som e escutar musicas clássicas de bom gosto.
Admiro muito o Prof. Hélio Barros que se preocupa em homenagear o amigo que tanto fez pela Capes, aquele recém chegado do exterior, de cabelos compridos e que com pouco tempo assumiu junto do Dr Darcy a direção geral.
Grande abraço!
José Carlos Vieira Baptista


 


Não sabia do Dr. Darcy. Acho que a Nora também não, porque ela sempre me manda notícias. É a vida, mas Dr. Darcy e a Silvia Bahia foram muito importantes para mim. Um, porque me levou para BSB onde passei alguns dos melhores anos da minha vida e Silvia porque me ensinou muitas coisas na minha vida profissional e graças a ela fiz minha primeira viagem internacional. Vou sempre lembrar deles com muito carinho. Abraços!
Diana Tavares Ferreira
Diana Tavares Ferreira


Elionora Cavalcanti de Barros


Caro Tadeu,
Ao retornar de férias descobri pelo site da Capes a notícia da morte do Dr. Darcy. Fiquei pasma porque o achava ainda relativamente jovem para esse desenlace. Já há algum tempo não o encontrava, mas sempre que vinha à Capes me procurava ou telefonava pedindo alguma informação. Não tínhamos intimidade, mas o admirava pelo vigor que dedicava a tudo que fazia. Sempre dava notícias de dª Iria e dos filhos. Enquanto lia o texto do Prof. Hélio passeou na minha mente o homem com que convivemos na reconstrução da nova Capes. Ele encontrava comigo nos corredores e, diante do pálido II PNPG, dizia: Elionora, vamos reescrever o II PNPG? Muito bom lembrar dele e do seu jeito simples e cativante.
Amigo, concordo plenamente que sejam feitas pela Capes as homenagens que ele merece. Na entrevista que dei para o livro dos 50 anos da Capes, registrei meu reconhecimento pelo papel dele em relação à Capes. Pena que isto não foi feito suficientemente em vida...
Grata por me manter informada sobre os colegas/amigos da nossa época.
Abraços,
Elionora Cavalcanti de Barros







Caríssimo Tadeu:
Grato pela lembrança. Muito bom o texto do Hélio. Não conheci Darcy, ou seja, não trabalhei com ele. Reconheço, lendo o texto, que fui pessoalmente beneficiado pelo programas que ele criou, e de várias maneiras. Curioso que tenha vivido tão longo ostracismo. Guardarei o texto do Hélio. É um importante depoimento, rico em elucidações da política de pós-graduação.
Recomendações a Márcia
Saudações portobelenses, por ora ainda incólumes na nova onda de terror.
Abraço de Rogerio e Queta.

Rogerio Córdova e Maria Edirlene Costa

Bonita e merecida homenagem.
Quando entrei na Capes, em 1980, para realizar estágio como aluna da UnB, o Dr Claudio era o Diretor e o Dr Hélio o seu adjunto, portanto o Dr Darcy já não estava mais lá. Vi o Dr Darcy em duas ou três ocasiões e nunca nos falamos além dos cumprimentos formais. Porém sempre tive admiração pelo seu jeito discreto, pela sua inteligência e pelo bom gosto musical, sempre propalados pelos que o conheciam e, principalmente, pelo trabalho sério que realizou na Capes. Acho que ele seria uma pessoa para quem eu tiraria o "chapéu".
Abraço,
Edirlene


-o0)(0o-

Um comentário:

BELLE disse...

Meu avô,nunca irei de esquecer