Andréa Leal*
Saí de Porto Alegre com um grupo da Galápagos, formado na sua maioria por pessoal de terceira idade. Pegamos um tornado no caminho, e cheguei bem mareada a Buenos Aires. Quando entrei no quarto de hotel, surpresa! Uma banheira! Fiz um mate, me estabeleci na banheira e fiquei por ali até passar o enjôo... ê, vidão!
No outro dia fomos direto ao fim do mundo, Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Dali pra frente, só o pólo sul. Uma coisa fantástica! Passeio de barco pelos rios de gelo cheios de tempanos (icebergs) e glaciares. Paisagens de sonho.
Tempanos (icebergs)
Dali, a El Calafate, um pouco mais a noroeste. Mais glaciares e o lago argentino, cor azul turquesa por causa do magnésio que desce dos Andes. De El Calafate, passamos a fronteira para o Chile, para o Parque Nacional de Torres del Paine. Incrível. Além da paisagem, vimos guanacos, sorros e o condor. De volta a El Calafate, fomos no Glaciar Perito Moreno, onde fiz trekking sobre o gelo. Inesquecível. Uma experiência de não mais esquecer.
Glaciar Perito Moreno
Dali, de volta a Buenos Aires, onde fiquei mais três dias. Buenos Aires é realmente muito européia. A cidade é limpa e organizada, visitei toda ela de metrô, que tem um sistema muito bom e barato, o passe custa 90 centavos de pesos (mais ou menos 60 centavos de real) e a gente pode baldear de linha sem pagar mais por isto, podendo cruzar toda a Buenos Aires.
Achei os portenhos extremamente simpáticos, ao contrário do que dizem. Tá certo que passeei sempre com a minha camiseta do Che Guevara e sempre dizendo que eu era brasileira, que eles adoram. Aliás, Maradona, Evita e El Che são legendas para os portenhos. Eles idolatram. Buenos Aires merece muito mais do que apenas três dias. Fotos dão apenas uma vaga idéia. Só indo lá pra ver ao vivo.
(*) Andréa Leal é filha da dedicada professora Marina Lima Leal, líder sindical da categoria em Canoas, RS.
Um comentário:
Mazzzááá, ficou muito legal! Mas legal mesmo é visitar a Argentina, um país europeu logo ali, a 1h30 de avião de Porto Alegre. Beijos!
Postar um comentário