terça-feira, 14 de julho de 2009

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE OUVIDORIAS

O Seminário Internacional de Ouvidorias-Ombdusman Brasil-Canadá foi realizado em Fortaleza, CE, entre os dias 8 a 10 de julho de 2009. Seu tema central: o fortalecimento da cidadania. O evento celebrava a comemoração brasileira sobre os 200 anos da instituição da figura do “ombudsman” (representante do povo) na Suécia.

A Ouvidoria-Geral da União foi responsável pela coordenação do seminário , que contou também com o patrocínio do Banco do Nordeste e o apoio da ANOP – Associação Nacional de Ouvidores Públicos e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O local: Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, o centro de treinamento do Banco do Nordeste, bairro Passaré. Convidada especial: Fiona Crean, ombudsman de Toronto, Canadá.

O início dos trabalhos técnicos correspondeu à palestra da Dra. Luciana Barbosa Musse, que abordou o tema de sua tese de doutorado “Novos Sujeitos de Direito: as pessoas com transtorno mental na visão da biótica e do biodireito”. Seguiram-se, nos dias subseqüentes, os seguintes painéis: “Ouvidoria como instrumento de mudança”, com exposições de Fiona Crean e Dr. Rubens Pinto Lyra, sob a coordenação de Eliana Pinto, Ouvidora-Geral da União; “O papel social do setor financeiro: da bancarização à inclusão bancária”, com exposições de Lilian Machado Cabral, da CEF, e Hélio José Ferreira, do BB; “Assédio Moral”, com palestras da Dra. Margarida Maria Silveira Barreto, uma das maiores especialistas no assunto, e de João Batista de Oliveira Ferreira, do Banco do Brasil. Este último possui o blog “Palavra clandestina”, http://www.palavraclandestina.blogspot.com/, que registra sua participação no evento.

O último painel foi sobre “Cidadania, etnia e gênero” , com exposição da jornalista e professora Adísia Sá, com comentários de Vanda Maria de Souza Ferreira e de Vera Maria Borralho Bacelar. Adísia Sá tem 86 anos, foi a primeira mulher a trabalhar como jornalista em uma redação do Ceará, foi a primeira ombudsman do jornal O Povo, de Fortaleza, e é atualmente sua ombudsman emérita. Foi também fundadora do Curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Ceará. Seu depoimento foi de longe o momento mais emocionante de todo o seminário. Ao final, a platéia aplaudiu de pé entusiasticamente.

Maiores informações sobre o seminário serão divulgadas no blog de Eliana Pinto, Ouvidora-Geral da União, intitulado “A Ouvidoria Vai Falar: http://blig.ig.com.br/aouvidoriavaifalar/2009/07/07/noticia-36/.

Fortaleza, a Cidade Luz. Flagrante da cobertura do Hotel Travel Iracema.

Raimundo Tadeu Corrêa, da Ouvidoria-Geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, Eliana Pinto, Ouvidora-Geral da União, e Nancir Sathler, da Ouvidoria da Secretaria de C&T do Rio de janeiro.

Nancir Sathler, RJ, Fiona Crean, Ombudsman de Toronto, Canadá, e Raimundo Tadeu Corrêa, BSB

Um grupo afinado: Marcos Garcia, Ouvidor Geral do Município de Guarjá, SP, Carmen Lúcia Calado, Ouvidora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e maior especialista brasileira em assuntos relacionados a Charlie Chaplin, Nancir Sathler, RJ, e Raimundo Tadeu Corrêa, BSB.